O Relatório de Impacto no Trânsito, popularmente conhecido como RIT, ou até mesmo Polo Gerador de Tráfego – PGT, o RIT pode fazer parte do Estudo de Impacto de Vizinhança – EIV, solicitado pelo Poder Público Municipal ou até mesmo concessionárias de rodovias e estradas.

Quando pensamos num RIT, por que a municipalidade faz essa solicitado? Pensando nos impactos da implantação de um empreendimento (seja qual for o fim – condomínio, hospital, supermercado, shoppings etc.), logo na ocupação inicial tem-se o impacto direto de aumento na circulação de pessoas e veículos, causando muitas vezes problemas quando mal planejado.

Mas quando ele é solicitado? No processo de aprovação de planta ou nas políticas públicas já previstas nos planos diretores existe o ordenamento e planejamento totalmente ligados com a urbanização e mobilidade, assim o RIT é solicitado e entra com a principal função de analisar e quantificar todos os impactos ligados a futura inserção do empreendimento, destacar todos os pontos, sejam positivos e/ou negativos para o sistema viário, e quando necessário estabelecer medidas mitigatórias para que o usuário tenha sempre conforto e segurança.

Viário principal da área de Influência do Empreendimento

As análises dos níveis de serviço das principais vias que servirão de acesso/saída e possibilidades de locomoção, claro que é uma amostragem sobre o comportamento existe, não sendo assegurado que serão aqueles os trajetos, pois o comportamento humano é imensurável – hoje posso ir por esse caminho, amanhã posso mudar, temos trajetos preferidos, porém, podemos mudar de ideia.

A mobilidade urbana, responsabilidade dos municipais visa garantir equilíbrio com a urbanização ou planejamento da ocupação e crescimento, sempre levando em consideração os aspectos ambientais e sociais. Para as mitigações os municípios decidem de forma objetiva quais serão as contrapartidas, sendo desde recapeamentos de vias, remodelação de sistemas de sinalização horizontal, vertical e até mesmo a semafórica, bem como Cicloviária.

Assim, tem-se a percepção que o Relatório de Impacto no Trânsito é de fundamental importância nos processos de  licenciamento para um crescimento planejado, organizado e com benefícios a população em geral.

A APROVO PROJETOS conta com uma equipe de ESPECIALISTAS na área de legalização, ambiental, engenharia e urbanismo focados em apresentar projetos objetivos, com benefícios para o contratante, bem como para a população residente na região.

É imprescindível que todos entendam a necessidade das políticas urbanas para que a cidade em que moramos, cresça de uma forma ordenada e com qualidade, trazendo benefícios a todos os moradores.

Se você tem interesse em desenvolver bons Relatórios de Impacto de Trânsito, onde será integrado custos versus qualidade, a APROVO PROJETOS faz para você. Nos envie um WhatsApp! Saber da sua dificuldade nos ajuda a melhorar nossos artigos e trabalhos!

Se ainda não se escreveu em nosso newsletter, se inscreva abaixo para receber atualizações sobre nossos conteúdos e facilitar cada dia mais seus trabalhos!”


0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado.